domingo, 14 de junho de 2009

Caixinha de Abóbora e Leite de Coco


A inspiração para este doce nasceu da diferença de preferência de comer o doce de abóbora. A Lila ( minha esposa), prefere um doce de abóbora bem pastoso com fios de coco e eu prefiro o doce de abóbora em calda.
Então criei o " Caixinha de Abóbora", fiz o doce de abóbora em calda e o doce de abóbora com coco também, sendo que a abóbora que preparei na calda serviu como caixinha para ser preenchida com o outro tipo de doce. E para dar um toque especial, o leite de coco bem fresquinho estreita mais as diferenças e agrada à ambos.

Fácil de fazer e fica muito gostoso.
Receita apresentada no Sabores & Culturas de agosto.

terça-feira, 2 de junho de 2009

PEDIDO DA LEITORA DO BLOG - FRAN COGO

RECEITA DA RATATOUILLE

Preparo: 50 min Rende 6 porções
Ingredientes
2 berinjelas médias

sal grosso
2 batatas rosa médias
1 pimentão amarelo
2 abobrinhas mais ou menos do mesmo tamanho
1 cenoura

1 cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 ramos de manjericão
sal e pimenta-do-reino.
Pode usar os temperos que mais gosta ( alecrim, tomilho, etc...)

Modo de fazer:
Corte as berinjelas em rodelas de um centímetro de espessura. Disponha numa assadeira e espalhe bastante sal grosso por cima. Deixe descansar durante uma hora. As berinjelas vão soltar bastante água e devem perder um pouco do amargor.
Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Se quiser, descasque o pimentão. Sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados de uns dois centímetros.
Corte a abobrinha, a batata e a cenoura em rodelas finas.
Rale a cebola e o dente de alho. Corte com as mãos as folhas de manjericão.
Passado o tempo de descanso no sal (uma hora), prepare a berinjela. Retire as fatias do sal e lave muito bem. É bom lavar umas duas vezes para retirar o sal. Seque com cuidado.
Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho até ficar brilhosa. Acrescente os demais ingredientes (berinjelas, abobrinhas, batatas e o pimentão).
Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
Ajuste o sal a pimenta e sirva ainda quente. Coloque o manjericão sobre tudo ou se preferir parmesão ralado na hora.

Harmonização: Vinhos roses são muito bem vindos.

Fran, quando quiser alguma outra receita ou dica, é só falar.
Abração e sucesso.
Chef Raffa Leal

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Torta de Chocolate com casquinha de paçoquinha ( Da Lila)

Chocólatras de plantão.... está na hora do ataque....
Excelente sobremesa de inverno....é verão também....tá bom, outono e primavera!!!
Na verdade quem não gosta de chocolate?
O pior é que estes seres existem, mas quem sabe apresentar algo que lhes dê além do sabor uma textura soft e crocante ao mesmo tempo. Diferente não? E muito saboroso... Já tá acabando!!!rsrs
Receita da minha Linda e Maravilhosa Lila.

Creme de Legumes com bacon

Uma dica para você se aquecer neste inverno é um creme de legumes bem quentinho. Saboroso e suave para a noite e com bacon se quiser dar uma escapadinha no almoço, saborendo junto com um bom pão italiano e na companhia do seus melhores amigos e amores, ou vice-versa...rsrs