segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ratatouille com filé e arroz com pequi


Essa semana peguei meu fogão e fui viajar, andei lá pela França, na busca por uma harmonização interessante, a combinação do tradicional prato camponês com aromas e sabores latinos.
Fui a Florença desvendar os segredos de um verdadeiro Ratatouille. Lembram do filme? Pois é!!! É um prato simples, porém seu sabor e aroma fazem despertar muitos desejos.
Aproveitando minha passada por lá, dei um pulo na Itália onde se prepara um molho pesto com perfeito sabor, pois é feito somente com produtos muito frescos, onde cai bem com pastas, carne vermelha e até mesmo sobre brusquetas.
Já de volta para casa, cheguei pelo norte do Brasil e dei de mão numa pasta de pequi maravilhosa.
Estas três combinações de sabores, legumes, pesto e pequi, fez com que minha viagem e a dos meus convidados, tivesse inúmeras surpresas e uma experiência gastronômica fantástica, que deixou aquele sentimento de "quero mais".
O Ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas.
O Filé grelhado ao ponto e ao final recebeu o perfume do pesto. E o arroz com pequi nos remeteu ao norte do Brasil.
E para acompanhar essa viagem brindamos com um maravilhoso espumante rose da serra gaúcha.
Então, quem sabe você pode ser o meu próximo convidado à dar um passeio pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário